sábado, 17 de abril de 2010

PS Poema "Suicídio"

E aí galera...

Hoje vou explicar um pouco sobre minha inspiração para escrever o poema “Suicídio”, que segue na postagem abaixo. Antes de tudo peço para que não se preocupem, pois não estou pensando em suicídio... Meu poema se baseia nas características do Romantismo, que estudamos em Literatura, suas primeiras manifestações são por volta do século XVIII.

O Romantismo vem dar mais liberdade aos escritores que vão abandonando as rígidas regras que predominavam na época e começaram a adotar um estilo mais simples e romântico. Nesta época estavam também acontecendo: Revolução Industrial e a Revolução Francesa. O Romantismo chega ao Brasil em 1836 e é, no início, animado ainda pela proclamação da Independência, em 1822.

Podemos separar o Romantismo em três grupos ou gerações, segundo as características de como escreviam:

- Na 1ª Geração, as características predominantes são: o nacionalismo, a valorização do índio e da natureza do Brasil, seu principal autor da geração: Gonçalves Dias.
- Na 2ª Geração, predominava: o Mal do século (o ultrarromantismo, o amor descabelado), acompanho do profundo pessimismo, da fuga da realidade, da obsessão pela morte e da melancolia. Um dos principais representantes da geração é Álvares de Azevedo.
- Já a 3ª Geração: há uma preocupação com temas sociais, como liberdade e a abolição dos escravos. Um dos principais autores foi Castro Alves.

No poema que eu escrevi, me inspirei em Álvares de Azevedo, escritor da 2ª Geração, a geração dos ultrarromânticos, por isso escrevi uma poesia mega romântica, onde me coloco como o desprezado e o melancólico quer se suicidar por não aceitar perder a amada.
Agora é mais fácil compreender o porquê que esta poesia foi escrita assim. Espero que vocês tenham gostado.
Até mais...

Fui...

“Aguardem... Novidades vêm por aí...”