domingo, 23 de maio de 2010

Memórias de um Sargento de Milícias

E aí pessoal!!!

Como vai a vida???

"Memórias de um Sargento de Milícias", de Manuel Antônio de Almeida, é a obra da qual vou falar hoje. O título do livro já nos faz pensar que o livro é uma autobiografia, narrada em 1ª pessoa. Mas ao contrário do que se fazem normalmente nos livros de "memórias", o narrador é um observador que, em 3ª pessoa, relata as aventuras de Leonardo Pataca e seu filho Leonardo.

O livro nos transporta para a época do Brasil quando Dom João VI (1767-7826) residia no Rio de Janeiro. E para varia a trama se passa no Rio de Janeiro, agora sede da corte e da nobreza. As personagens são tipos sociais, como as personagens de Gil Vicente, ou seja, são personagens típicos bem parecidos com as pessoas da época.

A obra faz parte do Romantismo, ainda, mas já tem muitas características da escola literária que vem depois desta, o Realismo...

E aí quer viajar no tempo e conhecer um pouco o Rio de Janeiro da época de Dom João VI??? Já imaginou você lá??? Almeida nos faz um convite para mergulhar nesta aventura... E você vai ficar aí parado???

Se quiser ler esta obra na íntegra clique aqui: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16987

Até mais!!! E boa viagem!!!

Fui...