sábado, 24 de abril de 2010

Entrevista com Monaliza Magdalene – Professora de Biologia e Ciências

Olá galera...

Hoje, através desta entrevista vamos conhecer um pouco mais sobre: a profissão, o curso e o mercado de trabalho do Biólogo. Veremos também algumas dicas a respeito da escolha profissional. Além de tudo conheceremos um pouco sobre a Monaliza Magdalene, minha professora de Biologia que fez o curso de Biologia (licenciatura) na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), natural de Osasco-SP, mulher guerreira, batalhadora, estudiosa, carinhosa e determinada, que com seus sonhos e seu jeito de ser conquista-nos a cada dia.

Desde já gostaria de agradecer muito a professora Monaliza que me deu a oportunidade de entrevistá-la. Muito obrigado por você existir. Obrigado por tudo que você me ensinou e continua a me ensinar, saiba que me ensinou muito mais do que conceitos de Biologia, você me ensinou pra vida.

Espero que esta entrevista ajude aos que estão em busca de sua profissão e/ou vocação.

“PROFISSÕES - CONVERSANDO COM QUEM ENTENDE”
ENTREVISTA COM MONALIZA MAGDALENE – PROFESSORA DE BIOLOGIA E CIÊNCIAS


1. Como surgiu o desejo de ser bióloga? Fale um pouco de sua trajetória de escolha da profissão.

Esta história é até um pouco engraçada. Desde o início eu queria ser médica, mas também queria fazer Biologia, como hobby. Então comecei a prestar vestibular para universidades federais e estaduais, para o curso de Medicina. Prestei vestibular em vários estados, como Minas Gerais, Paraná e outros. Sempre estudei em escola estadual e, como você sabe, muitos dos concorrentes das universidades públicas, estudaram em escolas particulares, e infelizmente há uma grande desigualdade no ensino. Fiz o vestibular da FUVEST, entretanto não passei por causa de 4 pontos. Depois passei a atirar para todos os lados, comecei a prestar vestibular para as áreas que eram relacionadas à medicina, como enfermagem, medicina veterinária, Biologia e outras. Alguns amigos me falaram sobre fazer um vestibular na Bahia, depois de muito incentivo deles, eu fui. Pedi então para minha mãe fazer a inscrição, mas por um engano ela fez a inscrição para o curso de licenciatura em Biologia, destinado a quem quer ser professor. No ônibus, indo para Bahia, conheci, por acaso, uma moça baiana chamada Helen que estava passeando em São Paulo e que também iria estudar na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia), nos tornamos amigas e ela me apresentou a cidade, já que ela era de lá. Fiz o vestibular e após fui comunicada, por ela, que eu passei. Ficamos muito felizes, mas meus pais não gostaram muito da ideia de eu ir morar longe, até que uma de minhas tias, a Luiza, me ajudou a conversar com eles e, por fim, acabei indo. Fui para Bahia aos 20 anos, meu pai e meu avô me levaram pra lá de carro. Minha amiga Helen já havia arrumado uma república para ficarmos, já que a cidade que faríamos o curso não era a mesma que ela morava. Eu sempre fui uma estudante muito dedicada, fazia cursos complementares participava de grupos de estudo, um especial foi o Grupo de Estudos de Ecologia de Peixes, o GEEP, um grupo de iniciação científica e de experiências. Houve momentos que me perguntei o que estava fazendo lá, a saudade da família era grande, mas com esta experiência pude amadurecer muito, aprender a ser responsável, conhecer novos ambientes e o melhor aprendi a valorizar tudo o que tenho. Alexandre, um amigo do GEEP, me questionou sobre o porquê eu estava fazendo Biologia, foi aí que notei que estava fazendo o que realmente gostava, pois ao contar toda essa história que te falo descobri que eu adorava o que fazia, sempre fui fascinada e me realizo na área. Dá até vontade de voltar a estudar. Tenho ainda alguns projetos na área, como fazer Doutorado em perícia criminal, e ainda penso em fazer Medicina.


2. Como é o curso de Biologia?

A maioria dos cursos de Biologia tem duração de quatro anos. Basicamente, estudamos: no início Matemática, Química e Física básica para depois entrar em Biologia; Zoologia; Morfologia Vegetal; Ecologia; e outras áreas da Biologia. Há alguns que fazem o Curso à distância, no entanto eu indico fazer o presencial, porque Biologia se aprende muito na prática, não que os cursos não sejam bons, mas se perde um pouco da qualidade do aprendizado. Recomendo também a não dar uma de preguiçoso e partir para os cursos curtos, se você tem condições para fazer um presencial, então faça. Biologia é bem prática. Os dois cursos são válidos, mas alguns concursos públicos não aceitam diploma de curso à distância. Se quiser fazer faculdade de ciências biológicas, em geral, avise seus familiares que você pode sair de São Paulo, pois há muitas faculdades excelentes em outros estados, que são tão boas ou melhores do que muitas renomadas por aqui.

3. E o mercado de trabalho como está?

Como para todos os profissionais o mercado de trabalho para o Biólogo está difícil. A Biologia tem muitas áreas de atividade. Quem faz Biologia Geral tem um leque maior de áreas para atuação. Hoje as especializações, as boas colocações em concursos e provas e o QI (quem indica) valem muito para se destacar no mercado de trabalho. A maioria das profissões de minha área precisa ser registrada no Conselho Regional de Biologia (CRBIO).

4. Em que atividades os que fazem Biologia podem atuar?

Nossas áreas de atuação são inúmeras, mas, basicamente, podemos trabalhar em:
- Empresas: algumas empresas como construtoras e indústrias químicas precisam do biólogo para ser o consultor ambiental, para tratar de assuntos como, por exemplo, o impacto ambiental de algumas obras.
- Laboratórios de exames: quem faz Biologia também pode trabalhar na área da medicina diagnóstica, o Biólogo juntamente com o Bioquímico ou Biomédico assinam os exames clínicos (de sangue, urina e fezes, por exemplo).
- Municípios, Estados e Federação: a consultoria ambiental é necessária, e o Biólogo tem nesta atividade várias funções, como a de fazer e analisar projetos de preservação ambiental.
- Licenciatura: podemos dar aula em escolas, faculdades (desde que tenha especialização e Pós-graduação), cursos, aulas particulares, cursinhos pré-vestibulares e outros.
- Pesquisas: podemos trabalhar no desenvolvimento de pesquisas, no entanto essa área é um pouco mais difícil, pois a maioria depende muito de bolsa de incentivo à pesquisa.
- Zoológicos, ONGs e Reservas: trabalhamos na preservação das espécies, animais ou plantas.
- Perícia criminal: como biólogos forenses podem trabalhar auxiliando na solução de crimes, como no CSI por exemplo.

5. Como é a rotina de sua profissão?

No meu caso, que sou professora, minha rotina é basicamente dar aulas, preparar aulas, fazer diário, elaborar e corrigir provas e trabalhos, fechar notas, participar de conselhos de classe e planejamento entre outras coisas. Sempre acabo levando trabalho para casa. Precisamos nos manter informados pesquisando sobre assuntos atuais de nossa área que se desenvolve a cada dia, fazendo cursos etc. Também tem o HTPC (hora de trabalho pedagógico coletivo), momento que nos reunimos para discutir novas formas de aprendizado, a situação das salas, os pontos a melhorar nas salas e traçamos metas e estratégias de ensino. Mas a parte boa dessa profissão é o relacionamento com os alunos onde podemos conversar sobre muitos assuntos, nos tornamos muitas vezes confidentes deles, pois eles nos contam seus segredos e angústias, sem contar o prazer de ver que estão crescendo se desenvolvendo, o prazer de vê-los se formando em faculdades ou se tornando excelentes profissionais, pais e mães de família, o carinho, as cartinhas e bilhetinhos que nos fazem respirar todos os dias e entrar na sala de aula, os olhinhos que brilham ao descobrirem algo novo, sem contar aqueles que acabam virando amigos como você por exemplo.

6. Quais são os pré-requisitos e as matérias mais envolvidas com a sua profissão?

Basicamente são: gostar de animais, de plantas e de biologia. Todas as matérias escolares estão envolvidas em Biologia. Claro que algumas têm envolvimento maior, como por exemplo, Química, Física, Matemática e Biologia. Entretanto indiretamente as outras matérias têm grande ligação a Biologia, como História (quando estudamos os estudiosos importantes, estudamos também o contexto histórico da época), Geografia (estudamos as regiões, o clima, a temperatura, os tipos de solo para compreender o habitat de algumas espécies), Português (muitíssimo usado para redigir pesquisas, laudos, relatórios, resultados de exames, para transmitir os conhecimentos de biologia), Inglês (para ler e estudar sobre documentos não traduzidos, para publicar artigos e pesquisas), Sociologia e Filosofia (os filósofos foram pioneiros na Biologia), e Psicologia (pois, os psicólogos famosos começaram a estudar o comportamento dos animais para depois o dos homens). Portanto todas as matérias. O Pânico a alguns animais não impede de fazer Biologia, pois você pode ser especialista em quaisquer áreas da Biologia; não precisa ser especialista no que tem pânico.

7. Qual a mensagem que você deixa para os jovens que estão escolhendo uma profissão?

A mensagem é: faça o que te dá prazer, pois o contrário é muito ruim. Não tenha medo de desistir se descobrir que não está seguindo o que gosta, mas nunca deixe de continuar tentando. Se não sabe o que quer, recomendo começar eliminando as matérias que você tem menos afinidade, assim fica mais fácil, pois o leque de profissões será menor, então procure fazer uma pesquisa sobre as profissões relacionadas ao que você escolheu e, principalmente, se informe sobre as áreas de atuação. Não fique procurando a profissão que paga bem, escolha a que você se identifica melhor, não caia nesta furada de escolher o melhor salário. Suponhamos que você escolha a que paga melhor, tudo bem você ganhará bem, mas o seu dia-a-dia vai ser muito ruim, pois você não gosta do que faz e com o tempo o salário não compensará suas irritações é aí que você se vê preso a algo que, muitas vezes, não tem como sair. Por mais que não pague bem é melhor sentir prazer no que faz, pois pelas coisas boas da profissão, tudo valerá à pena. Quando se gosta do que faz a gente é quem faz o dinheiro, pois “você escolhe o profissional que quer ser, ‘se você se torna um profissional indispensável’, ninguém vai querer te perder e vão pagar o preço pra ter você”. Então a dica é: curta a profissão. Por mais que você encontre obstáculos, se você gosta do que faz, você conseguirá enfrentar a todos.

8. E uma mensagem especial para quem quer fazer Biologia?

Sou suspeita pra falar, mas eu digo: vai em frente, faça mesmo, não ligue para os pequenos problemas que vão aparecer. Estudem muito, façam a sua parte que vai dar tudo certo.

Profissões: Conversando com quem entende


E aí galera!!!

Hoje vou falar da Série de postagens que vem por aí, a Série “Profissões: Conversando com quem entende”, onde vou entrevistar profissionais, que falarão de: sua trajetória; como funciona seu curso de graduação; como está o mercado de trabalho para a área; e em que atividades podem atuar.

A vida é feita de escolhas e precisamos pesquisar e compreender bem para fazer boas escolhas. Na adolescência é tempo de escolher nossa profissão e graduação, tarefa que não é muito simples. Então resolvi iniciar esta série para esclarecer dúvidas sobre algumas profissões, nos informar e ajudar na escolha vocacional. Pois, eu também estou escolhendo minha profissão.

A primeira entrevista da série será com minha professora de Biologia, que fez o curso de Biologia (licenciatura) na Bahia, que trabalha em minha escola, EE Padre Antônio de Oliveira Godinho... Aguardem...

Até mais...

Bom fim de semana!!!
Fui...