sábado, 14 de agosto de 2010

O Cortiço - Aluísio de Azevedo

Olá pessoal,

Tudo bem?

Hoje, vou falar da obra "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo, uma das obras que está na lista de leituras obrigatórias de diversos vestibulares do Brasil. O romance denuncia a exploração e as condições precárias de vida dos moradores das estalagens e dos cortiços.

Os cortiços eram sedes de precariedades sanitárias e grandes focos de doenças e epidemias. Essas habitações coletivas acolhiam os trabalhadores urbanos, essencias para o desenvolvimento dos centros urbanos, que se expandiam econômica e demograficamente, porém sem oferecer moradias dignas que comportassem a todos.

A obra é do Naturalismo, escola literária que veio juntamente com o Realismo, superando a subjetividade romântica e alcançando o máximo da realidade da época. "Aluísio de Azevedo criou um romance de tese, usando a obra de ficção para demonstrar que o homem é fruto de sua contituição psicológica, fisiológica e do ambiente em que vive".

As personagens são tipos socias, ou seja, são personagens que representam tipos de pessoas da sociedade da época e seu comportamento, no livro vemos: lavadeiras, operários, prostitutas, mascates, que em todo o cortiço deixam sua marca.

O romance focaliza a ascensão social do vendeiro João Romão, dono do cortiço e de uma pedreira. O vendeiro vai se enriquecendo a custa dos moradores do cortiço e também consumidores de sua venda, da escrava Bertoleza e de outros. O maior desejo de João é adquirir boa posição social, como a de Miranda, que morava no sobrado encostado ao cortiço.

No cortiço você verá sexo, homossexualidade, problemas sociais e tudo que o Romantismo escondia... No cortiço "não existe lugar para o amor, para os sentimentos puros, e o casamento representa só um jogo de interesses".

É uma leitura muito legal... Vale à pena... Espero que gostem...

Se quiser, veja alguns estudos da obra aqui:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/cortico
http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_415646.shtml

Até mais galera...

Fui...

Fontes:

Azevedo, Aluísio. 1857-1913. O Cortiço / Aluísio de Azevedo: orientação pedagógica Douglas Tufano ; notas de leitura Cláudio A. Tafarello. -- São Paulo : Moderna, 1993. (Coleção travesias)

Imagem:
https://fnnpea.bay.livefilestore.com/y1mpAPBulJhe2O8cOoJWvp_xlakk_ZH9b6ny5vwXiATi1JSaO8YGeFo24yPr372l68UkR2YTwQxONUUkGISf9uXWK3FPfMBcEQU5mx273XdxDepVjorP_xXJynbnJRXLgEFvd9gLZ6Exqy0oBi14GgCaA/Rio%20de%20Janeiro%20-%20final%20do%20s%C3%A9culo%20XIX%20-%20corti%C3%A7o%20na%20Rua%20dos%20Inv%C3%A1lidos.jpg