sábado, 14 de agosto de 2010

O Cortiço - Aluísio de Azevedo

Olá pessoal,

Tudo bem?

Hoje, vou falar da obra "O Cortiço" de Aluísio de Azevedo, uma das obras que está na lista de leituras obrigatórias de diversos vestibulares do Brasil. O romance denuncia a exploração e as condições precárias de vida dos moradores das estalagens e dos cortiços.

Os cortiços eram sedes de precariedades sanitárias e grandes focos de doenças e epidemias. Essas habitações coletivas acolhiam os trabalhadores urbanos, essencias para o desenvolvimento dos centros urbanos, que se expandiam econômica e demograficamente, porém sem oferecer moradias dignas que comportassem a todos.

A obra é do Naturalismo, escola literária que veio juntamente com o Realismo, superando a subjetividade romântica e alcançando o máximo da realidade da época. "Aluísio de Azevedo criou um romance de tese, usando a obra de ficção para demonstrar que o homem é fruto de sua contituição psicológica, fisiológica e do ambiente em que vive".

As personagens são tipos socias, ou seja, são personagens que representam tipos de pessoas da sociedade da época e seu comportamento, no livro vemos: lavadeiras, operários, prostitutas, mascates, que em todo o cortiço deixam sua marca.

O romance focaliza a ascensão social do vendeiro João Romão, dono do cortiço e de uma pedreira. O vendeiro vai se enriquecendo a custa dos moradores do cortiço e também consumidores de sua venda, da escrava Bertoleza e de outros. O maior desejo de João é adquirir boa posição social, como a de Miranda, que morava no sobrado encostado ao cortiço.

No cortiço você verá sexo, homossexualidade, problemas sociais e tudo que o Romantismo escondia... No cortiço "não existe lugar para o amor, para os sentimentos puros, e o casamento representa só um jogo de interesses".

É uma leitura muito legal... Vale à pena... Espero que gostem...

Se quiser, veja alguns estudos da obra aqui:
http://www.portrasdasletras.com.br/pdtl2/sub.php?op=resumos/docs/cortico
http://guiadoestudante.abril.com.br/estude/literatura/materia_415646.shtml

Até mais galera...

Fui...

Fontes:

Azevedo, Aluísio. 1857-1913. O Cortiço / Aluísio de Azevedo: orientação pedagógica Douglas Tufano ; notas de leitura Cláudio A. Tafarello. -- São Paulo : Moderna, 1993. (Coleção travesias)

Imagem:
https://fnnpea.bay.livefilestore.com/y1mpAPBulJhe2O8cOoJWvp_xlakk_ZH9b6ny5vwXiATi1JSaO8YGeFo24yPr372l68UkR2YTwQxONUUkGISf9uXWK3FPfMBcEQU5mx273XdxDepVjorP_xXJynbnJRXLgEFvd9gLZ6Exqy0oBi14GgCaA/Rio%20de%20Janeiro%20-%20final%20do%20s%C3%A9culo%20XIX%20-%20corti%C3%A7o%20na%20Rua%20dos%20Inv%C3%A1lidos.jpg

4 comentários:

  1. Olá Carlos Henrique, como vais?
    Estou passando para avisa-lo que coloquei um link, que vai do meu blog, direto para o seu. De um olhada: http://domundoaoverbo.blogspot.com
    Caso goste me avise, e tmb se não gosta e quizer que tiro, avise-me tmb, por favor. Muito bom a Postagem do Livro: O Cortiço, minha professora o recomendou tmb, asuhasuh Grande Abraço, até mais ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá galera...
    Olá Yann,
    Td bem? Por aqui, td certo...

    Agradeço muito o link q vc colocou no seu blog (http://domundoaoverbo.blogspot.com), gostei muito... Espero q eu seja digno de tudo isso... espero q o "divulgar o saber" seja um blog legal para interação com os amigos, para discussões, para divulgar poesias, resenhas, anunciar o conhecimento... e que vá ficando cada vez melhor... Muito obrigado mesmo... É muito gratificante saber q este trabalho está sendo reconhecido...

    E sobre "O Cortiço", de Aluísio de Azevedo, é uma obra muito legal mesmo, eu me diverti muito lendo, e bastante recomendado por professores e pelos principais vestibulares do país... Vale a pena ler...

    Um grande abraço...
    E mais uma vez muito obrigado...
    Fui...

    ResponderExcluir
  3. João Romão: o explorador, ambicioso, capitalista; Bertoleza: a mulher negra, trabalhadora, traída; Jerônimo: transformado em “malandro” pelo “sol” do Rio de Janeiro e pelo “feitiço” de Rita Baiana; Pombinha: a “flor do cortiço”; Miranda, Estela, Zulmira, e muito, muito, muito mais são os personagens que povoam o cortiço, um ambiente cheio de intrigas. Um retrato da época - século XIX - mas que, infelizmente ainda se encontra muito em pleno século XXI, principalmente nas grandes metrópoles como São Paulo, por exemplo. Como disse o Carlos, “vale a pena” conhecer mais essa importante obra da literatura brasileira.

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!!!
    Oi Profª...

    Obrigado por complementar esta postagem com a explicação de algumas características das personagens do Cortiço... vc sempre ajuda a melhorar, cada vez mais, as reflexões sobre as obras literárias aqui no “divulgar o saber”... E muito bem lembrado, o livro é: "Um retrato da época - século XIX - mas que, infelizmente ainda se encontra muito em pleno século XXI"... É, infelizmente mesmo... por isso, devemos lutar pelo cumprimento dos direitos humanos, por melhores condições de vida e por dignidade para todos... só assim, um dia, um belo dia, tudo pode ser diferente... o que não podemos é perder a esperança... nunca... nunca...

    Obrigado por tudo...
    Bjs!!!
    Até mais...

    Fui...

    ResponderExcluir