terça-feira, 15 de novembro de 2011

Pais e Mestres

Olá pessoal,

Tudo bem?

Emerson Costa Santos, Professora Eliran Oliveira Neto e eu.
Inspirado por Meu Outubro, do Mire e Veja Travessia, quero também partilhar sobre Meu Outubro... Especialmente, quero falar sobre o dia dos Professores. O ano está chegando ao fim e a questão se repete, novamente, em novas circunstâncias: “E agora, José?”. Recordo bastante de meus professores e educadores, principalmente, do Ensino Fundamental e Médio, da Escola Estadual Padre Antônio de Oliveira Godinho.

O dia dos professores nos recorda algumas questões sociais atuais, tais como: qual é o papel dos professores atualmente? Será que os professores estão assumindo, direta ou indiretamente, a missão dos pais? O que podemos propor para superar estes problemas sociais?



Minha opinião:

Vivemos em uma sociedade que tudo gira em torno do capital. A maioria dos pais, principalmente, dos grandes centros urbanos, vivem para trabalhar e trabalham por melhores condições de vida para suas famílias. Não porque querem, sei disso, nenhum pai ou mãe quer isso. O capitalismo agressivo nos faz entrar nesta “dança” e ainda fingir um “sorriso”. Com isso, em muitas realidades, pouco tempo é destinado para a preocupação com a Educação dos filhos e para a família em si estar junta.

A Educação está sendo terceirizada em grande parte do Brasil e do mundo. As escolas e professores estão assumindo a missão que muitas famílias e que a sociedade não está conseguindo cumprir.


Professoras Rosana (direita), Stela (esquerda) e Monaliza (Centro)

Os professores, antes de tudo, são seres humanos e são pessoas diferenciadas, pois investem na educação e formação dos cidadãos como meio de melhorar nosso mundo. São pessoas com limites e qualidades e que acreditam em um mundo melhor a medida que se doam a sua vocação.


Creio que precisamos de uma reforma educacional urgente, que precisa ser prioridade governamental e social. Uma reforma que envolva, primeiramente, a formação e conscientização das famílias e da sociedade, para compreender que a Educação é o grande meio de mudar nossa realidade social, vencer preconceitos, conquistar a tão almejada igualdade. Precisamos de políticas públicas que contribuam para garantia de o direito de Educação para Todos, direito de igualdade, que em diversas realidades do Brasil e do Mundo, fica “escondido” e “calado” nas Constituições empoeiradas.


Quero também ouvir a opinião de vocês sobre o tema, propostas e sugestões. Partilhe conosco. Creio que nós, que queremos mudanças, propondo, criticando e pensando já estamos contribuindo com a mudança, já estamos agindo.


Meus pais, Maria José e Silvano, e eu

Finalizo agradecendo, de modo muito especial, a todos os meus professores, educadores amigos e pessoas importantes, sobretudo, a meus pais, Maria José e Silvano, e meus familiares, que contribuíram para eu SER quem sou hoje, para minha formação humana, intelectual e social. Que Deus continue a abençoar suas vidas e sua missão. Nunca remuneração alguma será capaz de retribuir tudo o que vocês fazem e fizeram por mim. Obrigado por tudo mesmo, de coração!



Convido a você também, que está navegando aqui no blog, a pensar nos professores, educadores e pessoas que marcaram sua vida e sua formação. Santa Teresinha dizia que: "... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela". Se sentir-se a vontade partilhe conosco também o nome ou alguma experiência marcante em sua vida com alguém que te ensinou a ser mais você.

Um grande abraço e até a próxima!

P.S. Como perceberam, no decorrer da postagem, coloco algumas fotos significativas, simbolizando a todos os meus educadores. Não esqueço nenhum, cada um tem deu seu espaço em meu “vasto coração”.