domingo, 28 de março de 2010

Ler e Entender: Iracema

E aí galera... Hoje eu vou falar de Iracema, mais um romance que eu li, que está na lista de Leituras Obrigatórias da Fuvest/Unicamp.
O romance Iracema, de José de Alencar, é um dos mais importantes romances da literatura brasileira que conta a lenda da criação do Ceará, por meio da história que fala dos amores da virgem Iracema com o colonizador Martim.
Este é romance um romance indianista, que mostra o índio como figura importante da obra, a maioria das vezes como o herói, o principal da obra. Em Iracema, especialmente, Alencar usa diversas palavras em tupi-guarani para expressar características dos índios do Brasil.
A obra também destaca alguns elementos, como a descrição das terras e paisagens do Brasil; a valorização dos valores e sentimentos dos índios; e a mistura das raças na formação do povo brasileiro.
Iracema, “a virgem dos lábios de mel”, também grande guerreira que vive em harmonia com a natureza, e Martim o “guerreiro branco” e colonizador português se apaixonam e enfrentam diversos obstáculos para ficarem juntos. Esta história de amor fantástica vai conquistar você.

Até mais pessoal... Fui...

2 comentários:

  1. carlos, dê uma sugestão no meu blog na "lista da fuvest" quais livros poderíamos ler e trabalhar esse ano na escola. Iracema? Dom Casmurro? Quero definir isso nessa próxima semana e vc por ser aluno e excelente leitor pode sugerir algo mais do gosto deles. Pedirei sugestão na sala de aula também.

    ResponderExcluir
  2. Oi Profª!!!
    Levando em conta a acessibilidade as obras e minhas preferidas, eu sugiro "Dom Casmurro" e "O Auto da Barca do Inferno". Mas, também seria legal trabalharmos "O Cortiço" e "Vidas Secas"... rsrsrs... Todas são ótimas...
    Creio q teremos muitas coisas a aprofundar nestas obras para entendê-las melhor. E com sua mediação seria melhor ainda...
    Até mais!!! Espero contribuir... À disposição...
    Bjs!!! Fui...

    ResponderExcluir