domingo, 5 de setembro de 2010

Independência ou Morte?!

Olá galera...

Tudo bem??? Espero que sim...

No dia 7 de setembro é feriado... eba... Comemoramos a "Independência do Brasil"... pensei em escrever muito sobre este fato, mas creio que seria mais legal deixar algumas questões para refletirmos juntos...

Sabemos que a Proclamação da Independência foi cuidadosamente preparada por uma elite política. As revoluções populares estavam ganhando seu espaço. E ainda mais, havia uma insatisfação e descontentamento por parte de Portugal e do Brasil. Mas será que a Proclamação da Independência mudou tudo assim, como mágica??? Em 6 de setembro somos colônia e em 7 somos independentes, tudo mudou... Será que foi assim??? Creio que não... Foi um processo. Para a grande maioria da população o fato não trouxe benefícios rapidamente.... foi mais uma questão política. E o capitalismo??? Será que não havia também no planejamento deste fato um motivo capitalista??? O comércio estava crescendo que tal explorar as pessoas? E seus bens? Tirar o capital das mãos de todos e colocar na mão de poucos???


É... a versão oficial do fato pode ser muito bonita e glamourosa, mas nem tudo aconteceu como está no quadro de Pedro Américo (1843-1905), "Independência ou Morte!"(imagem acima). Mas tudo bem... O importante é não nos esquecermos da importância de lutarmos por liberdade e em busca de conquistar nossos direitos...

Que nós também lutemos, hoje, por independência... E não percamos a esperança de um dia ser libertos da injustiça, da violência, da corrupção, da desigualdade social, do capitalismo e de tantos outros problemas socias...

Segue duas músicas que falam de nosso país... Visões diferentes... entretanto as duas falando do Brasil... Comentem, o que você pensa delas???


Aquarela do Brasil
Composição: Ary Barroso
Intérprete: Gal Costa

Brasil!

Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos

O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim

Ah, abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil
Pra mim!

Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor

Quero ver essa dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim

Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente

O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ó Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor

Brasil!
Pra mim, pra mim, pra mim

O esse coqueiro que dá côco
A onde amarro a minha rede
Nas noites claras de luar

Brasil!
Pra mim

A houve estas fontes murmurantes
A onde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar

A esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro

Terra de samba e pandeiro

Brasil!
Pra mim, pra mim
Brasil, Brasil,
Pra mim, pra mim
Brasil, Brasil, Brasil, pra mim...




Fonte:
http://www.vagalume.com.br/gal-costa/aquarela-do-brasil.html#ixzz0yfF4W8by
http://www.youtube.com/watch?v=3RrDAI7tFzU&feature=related

Que País é Esse?

Legião Urbana


Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

No Amazonas, no Araguaia, na Baixada fluminense
No Mato grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Terceiro Mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão.

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?




Fontes:
http://www.vagalume.com.br/legiao-urbana/que-pais-e-esse.html#ixzz0yfFTc5J1
http://www.youtube.com/watch?v=Po0999ztMR8



Um grande abraço a todos....



Bom fim de semana e bom feriado...



Fui...

2 comentários:

  1. Eu que pertenço à geração do “fora FMI!”, que via este Banco mandando o Brasil plantar isso, plantar aquilo, exportar isso, comprar aquilo, me sinto bem mais confortável em relação a essa data. Pagamos a dívida ao FMI, conquistamos mais soberania e respeito internacional. Vejo-nos, de certa forma, de “cabeça mais erguida”. Mas há muito o que fazer ainda para sentirmos realmente independentes. Como vc bem lembrou, não só do colonialismo; mas da exploração capitalista, da manipulação dos meios de comunicação, dos preconceitos, dos registros históricos parciais, etc., etc.
    Ah! As músicas são lindas! Como gosto muito de literatura, já associei a primeira ao ufanismo de Gonçalves Dias em “Canção do Exílio” e a segunda... Às paródias modernistas feitas em relação à mesma “Canção do Exílio”. Acho q faz sentido, “né?” Lindas músicas!!!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá galera...
    Oi Profª...

    Muito obrigado por lembrar da dívida externa do Brasil, que imperou durante vários anos em nossa pátria... Obrigado por complementar minha reflexão...

    Como você disse, hoje podemos dizer que estamos de “cabeça mais erguida”, não só no que se refere a nossa imagem internacional, mas também a imagem que nosso próprio povo tem do Brasil...

    A famosa "Canção do Exílio" também é super bonita... só espero q não precisemos ser exilados ou sair de nossa pátria para valorizar tudo o que temos aqui...

    Como você falou: "há muito o que fazer ainda para sentirmos realmente independentes"... e há mesmo... que lutemos a cada dia, da forma que pudermos, para um Brasil melhor... um Brasil mais independente de tudo o que nos atrapalha a vivermos melhor...

    Bjs Eliran...

    Até mais galera....

    Bom fim de semana...

    Fui...

    ResponderExcluir