domingo, 24 de outubro de 2010

Fernando Pessoa no Museu da Língua Portuguesa

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena." (Fernando Pessoa)

Olá galera,

Hoje, quero compartilhar com vocês um pouco da experiência que tive sexta-feira (22/10). Nós aprendizes do projeto Geração Aprendiz, da Fundação Orsa, fomos ao Museu da Língua Portuguesa. O passeio cultural foi proporcionado pelo projeto. Fomos também à exposição “Fernando Pessoa, plural como o universo”, uma viagem incrível ao mundo de Pessoa e de seus heterônomos. Foi muito legal. Visitamos todo o museu.

O Prof. Luiz Henrique Ferreira Cunha, nosso professor de Língua Portuguesa, nos orientou e nos ajudou a "desbravar" o mundo de nossa língua, das palavras e de Pessoa. Nicole Ciboff, estagiária de pedagogia do projeto, também foi conosco e nos ajudou a compreender a trajetória do ensino de nossa língua, assim unindo pedagogia e Língua Portuguesa, representada pelo Prof. Luiz. Uma ótima junção. Foi uma experiência inesquecível.

"Fernando Pessoa é o cara", ou melhor, é o “caras". Ele criou vários heterônomos e "deu vida" a eles. Com muito estilo, simplicidade e criatividade ele revolucionou a literatura portuguesa. Fernando foi "muitos" e assim se eternizou na história da literatura mundial. Segue abaixo vídeo sobre a exposição dele no Museu.

Agradeço a Fundação Orsa e seus parceiros, ao Prof. Luiz Henrique, a Nicole e a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram com a realização desta visita. Muito obrigado por nos levarem a uma viagem marcante ao mundo de nossa língua e das "Pessoas de Pessoa". Nós "penetramos surdamente no reino das palavras", como diz Drummond.

Gosto muito do Museu da Língua Portuguesa. Um local onde temos um contato direto com nossa "língua materna". Vale à pena ir ao museu! É um passeio super legal. E mais, você ainda estará em contato com cultura, conhecimento, com a Língua Portuguesa, etc. É aprender se divertindo e interagindo com a Língua.


Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº, Centro – São Paulo
De terça a domingo, das 10 às 18h - Localização: Estação da Luz, em frente a pinacoteca. Ingresso: R$ 6,00 (normal), R$ 3,00 (estudante). Sábado entrada gratuita na pinacoteca e no museu.
Exposição: Fernando Pessoa,plural como o universo
De 24 de agosto de 2010 até 30 de janeiro de 2011


Bom passeio no Museu... Pessoa te espera lá... Até mais galera...
Fui...

4 comentários:

  1. Realmente a exposição está muito boa. Eu e Lucas Marinho (3º C) fomos hoje conferir. A cada poesia das Pessoas de Pessoa, um suspiro. Quanta poética! Quanta filosofia! Os manuscritos... Lembramos: “hoje tem computador; a gente só vê o produto o final. O processo... O rascunho... não fica mais registrado.” Que pena! Como você disse, “Pessoa te espera lá”. E é bom lembrar que é só até 30 de janeiro de 2011. Parabéns pela postagem. Vamos divulgar para os colegas, as pessoas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. “O poeta é um fingidor. /Finge tão completamente /Que chega a fingir que é dor /A dor que deveras sente.” (Autopsicografia, Fernando Pessoa)

    Que direi pois, senão que na pluralidade de Pessoa tive uma experiência singular.

    O Museu é bastante interativo, nos mostra um pouco da história da nossa “língua mãe” em um retrospecto de sua origem aos dias atuais. Há muita coisa interessante, pena que faltou tempo para um acompanhamento mais detalhado.

    A exposição esta formidável. As poesias, as fotos, os documentos pessoais, o processo de suas criações, e até uma poesia escrita quando ele tinha 14 anos. Tudo de uma peculiaridade inapreciável.
    Para completar, fui em ótima companhia. Realmente, sem palavras.

    Fernando Pessoa foi, sem dúvida, um legítimo sofredor, e enquanto ele sofria nos inebriamos de suas poesias, que foi e ainda é hoje em dia um motivo de grande alegria. Alegria da dor que Pessoa deveras sentia.

    “Enfim, somos o que somos: vários heterônimos de uma pessoa só.”

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Carlos, realmente foi ótima a nossa visita !
    Adorei ir ao museu novamente e fico muito feliz em saber que você gostou.
    Obrigada pelos créditos..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal,

    Desde já agradeço a todos os comentários e contribuições... Você melhoram e embelezam cada vez mais este blog... Obrigado de coração...

    Profa Eliran: É "a cada poesia das Pessoas de Pessoa, um suspiro. Quanta poética! Quanta filosofia!"... Pessoa é d+!!! A arte poética dele é contagiante e intrigante. Ao sair de lá queremos "deixar nossas pessoas no papel" e também escrever, ler e traduzir "os mundos" que vivemos e “as pessoas” que nós somos em diversos ambientes... Bjs... Até mais... Volte sempre!

    Lucas/Mr. Cuca: Que filosófico e poético quando diz: "na pluralidade de Pessoa tive uma experiência singular"... Uma frase digna de um conhecedor dos heterônomos e pseudônimos, um Mister... Creio q a visita foi muito legal. O museu é um passeio nota 1000 em todos os quesitos. E como vc mesmo disse: "Para completar, fui em ótima companhia. Realmente, sem palavras", é mesmo a Profa Eliran também é nota 1000... A verdade é que "somos o que somos: vários heterônimos de uma pessoa só.”... Parabéns por tudo. Siga em frente com sua produção poética e seus heterônomos. Coragem vc pode tudo o que quiser. Até +! Volte sempre! Abração!

    Nicole: A visita foi boa d+ mesmo! Sobre os créditos vc merecem. Bjs! até mais... Volte sempre...

    Até mais galera... Fui...

    ResponderExcluir