domingo, 12 de dezembro de 2010

Sempre juntos

Olá galera,

Tudo bem?

Primeiro, peço desculpas por não "aparecer" estes dias aqui no Divulgar o Saber, pois foram dias muito intensos. As aulas estavam terminando, algumas provas ainda precisavam ser feitas e despedidas. Foram dias inesquecíveis e infindáveis ao nosso coração. Concluimos o Ensino Médio, um ciclo escolar, uma etapa da vida. Tudo valeu à pena!

Somos campões, vitoriosos, pois concluímos um ciclo, o ciclo escolar. Agradeço a todos que nos ajudaram a conquistar esta vitória. Agradecemos muito aos nossos pais e familiares, nossos primeiros educadores e incentivadores. Não podemos nos esquecer também de nossos professores e amigos, que nesta caminhada compartilharam seus conhecimentos conosco, fazendo de tudo um grande aprendizado para vida. "Agora vamos para escola da vida".

Parabéns a todos que se esforçam para concluir uma etapa de formação e chegam à vitória. Muito sucesso, felicidades e tudo de bom para nós. E que nossa amizade e as lembranças destes tempos bons continuem sempre vivas. Pois, tudo foi inesquecível e eterno. "Eterno enquanto durou". E ainda não acabou. É pra sempre. Não vamos perder o contato, deixar a amizade. Vamos sempre juntos, "de mãos dadas". Como eu disse na formatura, na homenagem aos professores: "...Que possamos, daqui para frente, assumir verdadeiramente os nossos deveres e direitos de cidadãos, colaborando para uma sociedade mais humana e socialmente justa".

Segue um poema especial para leitura e reflexão. Também um vídeo onde o próprio Drummond declama seu poema:

Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.

O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

Carlos Drummond de Andrade









"O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas."


Até mais!

Fui...

Fontes:
Disponível na internet em 12/12/2010 em:
http://www.memoriaviva.com.br/drummond/poema019.htm
http://www.youtube.com/watch?v=fWwxOHqUt8E&feature=related

3 comentários:

  1. “Sempre juntos” e “Mãos dadas”. Tudo a ver. A festa de formatura tem uma simbologia enorme ao fechar o ciclo do “Ensino Básico” e abrir as portas, como vc disse, para a escola da vida. Seja continuando os estudos, se especializando, seja já entrando ou continuando no mundo do trabalho e tudo mais... Vocês realmente estão de parabéns pela conclusão do Ensino Médio e pela festa que, soube, estava muito boa.
    Obrigada pela parte q me toca, aqui na postagem, no “obrigado aos professores e amigos”.
    Desejo que todos tenham consciência do seu papel na sociedade, usem as suas “ferramentas” (o seu saber, o seu trabalho, etc.) para o bem da humanidade.
    Drummond fez isso ao colocar sua poesia como instrumento de luta, de expressão da esperança e da solidariedade (vamos de mãos dadas), principalmente ao denunciar a opressão que marcou o período da Segunda Grande Guerra. E em “Mãos dadas” uma mensagem fica clara: “Não serei o poeta de um mundo caduco/Também não cantarei o mundo futuro”. Vida, companheiros, esperança, realidade, tempo presente, de mãos dadas, são algumas palavras e expressões fortes nessa poesia e que pode ser, muito bem, o lema dos jovens formandos de 2010, não é? Parabéns pela postagem, parabéns a todos vocês. Que Deus os abençoe. Essa turma de 2010 é simplesmente... inesquecível!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal!

    Olá Liran: Muito obrigado pelo comentário, elogios e considerações que só vem agregar mais a postagem e a nós. E o melhor, é saber que tudo isso é de coração. Agradeço muito a Deus e a vc por tudo que fez por nós nesta “travessia” escolar. Muito obrigado por tudo. Que aprendamos, como vc disse, com Drummond e tantos outros a “utilizar as ‘ferramentas’ q temos para o bem da humanidade”. Através de nossas atividades, sejam elas quais forem, que possamos ser cidadãos felizes e conscientes de nosso papel na sociedade.Agradeço de forma especial por me ajudar a descobrir e desenvolver habilidades neste ano, como por exemplo, poetizar e dissertar melhor. Buscarei sempre o Presente, que é meu maior presente. Obrigado por não medir esforços na lutar por uma educação mais justa e eficiente, uma educação q nos vê como pessoas, como cidadãos, seres "pensantes". Você para nossa turma também é inesquecível e insubstituível!!! Muito obrigado por tudo, mais uma vez.


    Olá Sueli: Obrigado digo eu, por tudo que vivemos este ano. Vamos sempre juntos, “de mãos dadas”... Assim, não chegaremos sozinhos, estaremos sempre unidos, eternamente, mesmo um pouco distantes. Estaremos infinitamente juntos, pois estar do lado é só uma das formas para estarmos presente, mas não é a única. Até breve!!! Obrigado pelo comentário e por tudo.

    E todos do divulgar o saber: VAMOS SEMPRE JUNTOS, “DE MÃOS DADAS.” Um Santo e Feliz Natal para todos!!!
    Agora vou indo... Até breve!!! Fui...

    ResponderExcluir