sábado, 17 de julho de 2010

14 de Julho de 1789 - A Queda da Bastilha

Olá galera,

Tudo certinho???

Hoje, vou falar sobre o fato histórico do dia 14 de julho de 1789, data importantíssima para a história da humanidade e que é comemorada até hoje, principalmente na França... Você não sabia??? Então não vai mais esquecer... Foi neste dia que aconteceu a Queda da Bastilha, mas você ainda pode perguntar: o que foi a Queda da Bastilha??? Quem ou o que é a Bastilha??? Porque este fato foi importante para nós??? Espero esclarecer essas dúvidas...

A Queda da Bastilha foi o marco inicial da Revolução Francesa (1789), aconteceu em 14 de julho de 1789.

A Revolução Francesa foi um movimento popular importantíssimo para a história e desenvolvimento da humanidade, que revolucionou a política e questionou o sistema de governo da época (Absolutismo monárquico = o rei tem poder incondicional e governa sem o auxílio de ninguém). A revolução não entusiasmou só a França, mas também influenciou a evolução de diversos outros países, inclusive o Brasil.

Para compreender as causas desta revolução é necessário analisar o contexto histórico da França que era, mais ou menos, este:

  • País dividido em três estados: 1º estado (clero); 2º Estado (nobreza); e 3º Estado (burgueses, camponeses e demais)

  • Privilégios para o 1º e 2º estado:
    - o rei (Luís XVI) e o clero não pagavam imposto;
    - os burgueses, a nobreza e demais pagavam impostos e mantinham estes privilégios;
    - o rei estava gastando muito em construções bélicas. Exemplo: Palácio de Versalhes, Torre Eiffel e outros.

  • Condições precárias e falta de saneamento básico para o 3º estado.

  • Crise econômica Francesa.

  • E outros motivos...

A Revolução Francesa faz parte de um movimento revolucionário global, que se inicia com a divulgação de ideias iluministas e, principalmente, a Independência dos Estados Unidos da América, após este marco histórico iniciaram vários movimentos revolucionários populares. No Brasil, por exemplo, nesta época, se iniciou a Inconfidência Mineira, a Conjuração Baiana e outras manifestações populares.

A Queda da Bastilha


A Revolução Francesa teve seu início no dia 14 de julho de 1789, quando o povo saiu às ruas e invadiu a Bastilha.

A Bastilha era uma prisão construída em 1370. No século XVII, se tornou a prisão de nobres ou letrados, adversários políticos, dos opositores do governo ou mesmo da religião oficial (Igreja Católica). Mesmo abrigando 7 mil prisioneiros foi invadida pelo povo.

Este momento histórico foi muito importante, pois marca o início da participação do povo na revolução e o começo da tomada do poder pelos revolucionários. A invasão de Bastilha, que era símbolo de fortaleza e de poder do governo, significa derrubar o símbolo de poder e de imparcialidade do regime absolutista, tirar os presos oposicionistas do governo simboliza a libertação das ideias oposicionistas ao governo e a expansão do ideal da revolução.

Com isto, o rei Luís XVI se viu forçado a convocar uma Assembleia dos Estados Gerais, que reuniu representantes do Clero, da Nobreza e do Povo (burgueses e camponeses).

Então começou o grande evento revolucionário, que é lembrado até hoje, como marco das revoluções e reivindicações políticas, onde as pessoas entenderam a importância de criticar e lutar por mudanças políticas, visando à melhoria da vida da sociedade. Que aprendamos também com os revolucionários Franceses e não tenhamos medo de lutar por mais “Igualdade, Liberdade e Fraternidade" para nossa sociedade.

Legal, não é???

Espero que tenham gostado...

Até mais...
Fui...

Fontes:
http://www.ufrgs.br/alimentus/pao/curiosidades/bastilha.htm

http://historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=179

Imagens: http://sol.sapo.pt/photos/olindagil/images/444292/original.aspx
Disponível em 18/07/2010.

6 comentários:

  1. Este fato histórico que é, sem dúvida, um marco na história da humanidade, leva a uma reflexão muito importante de seus acontecimentos.
    O simbolismo que podemos extrair deste dia 14 de Julho é muito profundo, fazendo-nos perceber que, atualmente, ainda existem várias Bastilhas em cada um de nós e que devem ser derrubadas.

    A Bastilha, prisão que detinha homens doutos, eruditos, de grande intelecto e sabedoria, por expressarem de alguma forma, idéias que fossem tidas como contrárias às leis e à forma de pensar e agir estipulada pelo rei. Eles representam as mentes libertárias da opressão daquela nação. E as idéias, os pensamentos revolucionários, a forma de expressar e indagar a sociedade e o mundo ao redor, de cada um de nós. Que insistimos em aprisioná-los em nossas mentes.

    Essas idéias custam muito esforço e luta para serem alcançados, e isso é algo que esta sociedade, após ter alcançado através dela tantas coisas, se acostumou a fugir. Fugir da luta e do esforço da busca por algo melhor.

    Derrubemos os muros da ignorância, demos passagem para as nossas esperanças. Sejamos livres no pensar.

    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Carlos: lendo esta postagem, bem didática por sinal, penso nas pessoas q muitas vezes não conhecem e/ou não dão a devida importância aos fatos históricos. Eu enveredo pela mesma reflexão q fez o Mr. E pergunto: será q os jovens e as pessoas em geral já se deram conta de q todas as mudanças históricas foram CONQUISTADAS? Nada nos veio de “mão-beijada”. Quem libertou os escravos? A princesa Izabel? Não. A pressão dos negros q se organizaram, lutaram. E continuam lutando. O POVO consciente, organizado, unido, é o protagonista da história. Oxalá esta geração tenha consciência disso...
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  3. Olá galera... Td certo???
    Olá Mr. Cuca: muito obrigado pelo comentário q enriqueceu muito minha reflexão...
    Obrigado por relembrar a simbologia desta data... Derrubar a Bastilha é como derrubar as prisões do pensamento, do senso crítico, da oposição ao comum... Q possamos seguir o exemplo dos revolucionários e não tenhamos medo de passar por cima do senso comum e do comodismo... e sejamos diferentes, inovadores, revolucionários...
    Mais uma vez agradeço o comentário... Volte sempre...
    Até +!!!
    Fui...

    ResponderExcluir
  4. Olá galera,

    Olá Eliran: Q bom q gostou da postagem... tentei ser o mais didático possível... espero q tenha conseguido transmitir um pouco da importância desta data pra história da humanidade...
    Sua reflexão complementou muito minha postagem... nos lembrou dos q lutaram pelos direitos que temos hoje.... como vc mencionou: “Nada nos veio de ‘mão-beijada’ ”... É importante, não só no 14 de julho mais todos os dias, recordarmos a importância dos movimentos populares, onde o povo consciente se une para lutar em favor de melhorias na sociedade... momentos em que o povo muitas vezes ganhou...
    Obrigado pelo comentário... e volte sempre...
    Até mais...
    Fui...

    ResponderExcluir